BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sábado, 7 de novembro de 2009

PEDRA DO SINO

"Com altitude de 2.263m, é uma montanha de formação rochosa, constituindo o ponto culminante da Serra dos Órgãos e de todo o município. Seu fácil acesso é feito por trilhas abertas, que se iniciam na barragem do rio Beija-flor, levando diretamente da referida rocha. A sua caminhada é classificada como leve, sendo percorridos alguns trechos em terra e outros em pedras. O percurso total é de 12 km a partir da barragem.
Predomina no local uma vegetação abundante de espécies vegetais, tais como: bromélias, orquídeas e samambaias.
Local muito procurado pelos aficionados do montanhismo. De seu topo avista-se a Baixada Fluminense, a Baía da Guanabara, o Grande Rio até a Baía de Sepetiba e o Oceano Atlântico, além de outros picos (Dedo de Deus, Dedo de Nossa Senhora, Escalavrado, etc.), e de outros pontos do relevo da Serra dos Órgãos. As características de sua localização, seu porte e a sua constituição, além da exuberante flora existente, identificam a Pedra do Sino como um atrativo de beleza incomum e relevante."